É possível recuperar o sono perdido?

2018-01-11

É possível recuperar o sono perdido?

Será que é possível recuperar as horas perdidas com um sono extra? Parece fácil, mas não é tão simples quanto parece.

Durante a semana o sono nem sempre é uma prioridade. Entre os horários de trabalho apertados, as tarefas domésticas que se acumulam, os filhos e outras obrigações, quase não há tempo para dormir. O cansaço começa a dar sinais e muitas vezes aproveitamos o fim-de-semana para compensar as noites mal dormidas.

Reparar as horas de sono pode ter um efeito imediato na diminuição do cansaço, mas não evita os problemas no organismo que surgem depois de várias noites mal dormidas. Apesar de os especialistas em sono estarem continuamente a estudar a complexidade da recuperação da privação do sono, já foram apresentadas algumas sugestões para melhorar a qualidade do nosso descanso:

1. Evite ver o sono como um luxo. O descanso é essencial para a sua saúde, tal como a prática de exercício físico e a alimentação equilibrada.

2. Tente deitar-se mais cedo. O sono durante a noite tem maior qualidade do que de manhã, quando acorda mais tarde.

3. Não acumule novas dívidas de sono. Tente estipular um horário para se deitar e acordar e cumpra-o pelo menos durante a semana.

Nunca se esqueça que a necessidade de dormir não é negociável e que, a longo prazo, a privação de sono está relacionada com graves problemas de saúde.

Bons sonhos!

Deixe o seu comentário!